terça-feira, 7 de junho de 2016

TURISTANDO - AMAZÓNIA




Nessa última viagem fui convidada para fazer uma matéria sobre uns dos principais passeios que a PAISAGENS TURISMO oferece aos turistas. Conhecer e interagir com animais silvestres e com os índios da etnia Dessana.
Confesso que adorei esse convite. Eu já havia ido uma vez nessa aldeia e me emocionei muito, fiquei completamente apaixonada por eles.

O passeio começa quando o querido Alessandro Rabelo diretor da PAISAGENS TURISMO vem te buscar no hotel ou qualquer outro lugar onde estiver hospedado.

Pronto, respire fundo a aventura vai começar, será incrível e inesquecível !


Combinei dele vir me buscar em frente ao teatro Amazonas, já que fica pertinho do meu apartamento (falaremos desse teatro no próximo Turistando)

Aí estava eu esperando por ele.

Seguimos para o porto de Manaus onde partimos com uma lancha para esse delicioso e desbravador passeio. A turma está ansiosa com o dia que a agência nos preparou.






Somos recebidos por um guia super competente e simpático chamado Raimundo que nos passou muitas informações. Foi uma aula de geografia e história bem divertida. A lancha que nos leva tem capacidade para umas 40 pessoas. É equipada com toilettes, bem arejada e disponibiliza água mineral geladinha, já que o calor é demaisssssss .



Depois de navegar por alguns minutos pelo Rio Negro podemos avistar o "Encontro das Águas" um dos espetáculos mais conhecidos e bonitos de Manaus. Esse fenômeno acontece devido ás grandes diferenças físio-químicas entre os dois rios. O Rio Negro com suas águas preta e o Solimões com suas águas barrenta correm paralelamente sem se misturar por vários quilômetros.




É um visual incrível !!

Depois de contemplar essa maravilha da natureza, seguimos para visitar uma reserva com animais silvestres como a cobra sucuri, jacarés e bicho preguiça o qual eu me apaixonei.


       Completamente apaixonada por esse bichinho, coisa mais meiga, pêlo macio e o olhar então...


Sucuri, muito comum na região.


Animal lindo, mais nos braços deles, no meu não. Aiaiai fiquei com medo dessa sucuri enorme.



Olha o jacaré !!





Nessa reserva podemos também observar um tanque com  Pirarucu, esse peixe é muito procurado nos restaurantes da região. Muito gostoso, carne branquinha e bastante saboroso. Encontramos também tendinha de artesanato e muita simplicidade, pois é assim que os ribeirinhos vivem .







Partimos para observar a reserva das Vitória Régia. Esse é um lugar lindo, exuberante e de uma beleza impar. Elas são enormes e conseguem suportar um peso de até 6 kilos. Infelizmente não podemos ver suas flores pois não está na época. Mesmo sem flor essa planta é deslumbrante. 












No caminho até lá encontramos muitos macacos. Eles fizeram uma festa com as bananas que tínhamos pra alimentá-los. Foi uma verdadeira macaquice.




Não se distraia se estiver comendo algo, pois você pode ser roubado kkkk. Esses macacos são danados e ligeiros.





                                                                   

                                                                      Olha nossa self !


Depois de tanta farra com esses macacos brincalhões, novamente na lancha fomos rumo ao almoço no restaurante flutuante Rainha da Selva. No caminho visitamos uma vila de moradores ribeirinhos. As casas, igreja, quitanda e todas as construções são flutuantes e em palafitas. Um bairro todo em cima d'água.






Seguimos para o almoço.


O restaurante onde recebe os turistas da PAISAGENS TURISMO tem um ambiente agradável em meio ao rio e uma comida deliciosa.



A variedade de pratos regionais é imensa e os sabores se misturam em total harmonia.




As mesas são comunitárias, achei bem bacana o que nos proporciona novas amizades.






Depois desse delicioso almoço, partimos para um mergulho no Rio Negro junto com o Botos. 
A interação com esses animais é feita de maneira correta e sem prejuízos à sua saúde. A brincadeira vira uma festa. De crianças a idosos eles se divertem muito e com a ajuda do nosso guia Raimundo, aprendemos muitas coisas a respeito desse animal mamífero aquático da Amazônia.






Com o calor que estava ninguém queria sair da água, porém dali iríamos para a aldeia indígena dos Dessana e eu esperava muito por essa visita, estava ansiosa. Todos de roupas limpas e secas partimos.


A aldeia só é acessível por barco a partir de Manaus, o caminho é um pouco longo, mais é agradável e vale a pena conhecer e interagir.



Gosto de clicar esses momentos das minhas andanças pelo mundo a fora, lembrar do meu caminhar sempre me faz voltar com o pensamento naquele lugar.






Ao chegar na aldeia, fomos recebidos pelo Cacique Domingos, uma pessoa muita simpática e gentil. 
Essa aldeia é comandada por ele, são da etnia Dessana , mas ali vivem 7 etnias, alguns falam português, mais a língua oficial deles é um dialeto chamado de Tukana,




Atrás da Oca principal ficam sua moradias.





Essa é minha segunda vez nessa aldeia, porém, a emoção de estar sendo recebida e participando dos seus rituais é cada vez maior. Esse é um turismo étnico-social muito bem explorado pela PAISAGENS TURISMO




É emocionante perceber o quanto eles honram suas raízes e costumes tradicionais.



 Dentro da Oca principal onde eles nos recebem para algumas cerimônias e rituais podemos observar adereços, pinturas e muito artesanato. O chão é de barro batido e seco. O local é fresco e com um perfume marcante que vem dos defumadores.



Fizeram várias apresentações . Música e dança que nos emocionaram.


A sensação de participar disso é impar, uma emoção incrível, meu coração ficou eternamento grato por estar ali naquele momento.


Sou intensa, vibrante e não pude deixar de participar da dança de agradecimento pela nossa visita. 
E aí fui eu




É muito bom ver empresas de turismo como a PAISAGENS TURISMO promover o fortalecimento de uma cultura.
Se você estiver em Manaus não deixe de ir conhecê-los, vai ficar encantado com tanta simpatia e profissionalismo.


O Cacique ficou feliz em me ver novamente ! 






Que sorriso mais lindo tem esse pequeno 



Artesanato confeccionado por eles e vendido aos visitantes.


E ele foi se despedir de nós ! 



Os Dessana são especialistas em certos tipos de cestos trançados, como os balaios chamados de Apás e Cumatás. Sua população é estimada em 1.531 indígenas.





Eu comprei um colar feito de semente e espinho de porco, serve pra  proteger a mulher. Proteção nunca é demais e eu sou prevenida rsrsrs.



Presenciar a Amazônia em suas exuberantes paisagens, sua vida natural, seus sons, seu perfume é uma experiência incrível. 
É um Brasil que precisa ser visto, ser admirado, ser cuidado !

Agradeço imensamente ao convite para fazer essa matéria ao Alessandro Rabelo diretor da PAISAGENS TURISMO. Foi um prazer enorme em estar visitando esses locais mais uma vez e com certeza não será a última. 
Convido todos vocês a conhecerem a Amazônia, tenho certeza que irão ficar surpresos com as belezas e riquezas naturais e culturais.

A PAISAGENS TURISMO além de te levar nesse passeio, também te leva para City Tour, Presidente Figueiredo (belas cachoeiras), fazem reservas em Hotéis de Selva e muito mais.  Eles tem sem dúvida um serviço de primeira qualidade, guias bem treinados, cultos e bilingues. Anote aí !

A melhor opção é PAISAGENS TURISMO !
(055-92) 991470090 / 988050246
982058214 / 984445947
www.paisagenstour.com
Manaus - Amazonas

Espero que tenham gostado dessa matéria e das dicas. Aguardem o TURISTANDO MANAUS, onde vou mostrar as dicas da cidade, e tudo que tem para fazer por lá.

Beijinhos da Clau !


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário